domingo, 24 de abril de 2011

SUPLEMENTOS, quem pode usar ?

Primeiramente vamos saber o que são suplementos alimentares !! ... são na maioria das vezes vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação de uma pessoa. Bastante importante para pessoas com carência nutricionais e também para praticantes de atividades físicas, para ter um melhor desempenho ou repor perdas nutricionais durante essa pratica.
Nesse ritmo de vida que atualmente vivemos, perdemos muitos nutrientes com os acontecimentos do dia-a-dia (o mais comum: estresse), falta de tempo para preparo dos alimentos saudaveis ou mesmo pelo consumação exagerada de produtos industrializados. Desta forma os suplementos passam a ser necessarios no dia-a-dia, com prescrição medica ou de nutricionistas.

MAIS AFINAL, QUEM PODE USA-LOS !?
Varias pessoas, mesmo que sedentária, não poderia fazer uma refeição liquida rica em proteínas, adequada em carboidratos e pobre em gorduras, como uma pratica opção de lanche da tarde? Muito melhor do que a usual coxinha com refrigerante ou do que o pão francês com mortadela com refrigerante.
Um idoso que apresenta dificuldade na obtenção de proteína por meio da dieta, devido à dificuldade no processo de mastigação, não poderia enriquecer uma ou duas refeições do seu dia com proteína em pó?
Ou precisa ser atleta para isso? Melhor um adolescente levar uma barra protéica para o colégio ou comer um saldado de salsicha acompanhado de suco artificial cheio de açúcar?

PORTANTO, PARA MUITAS PESSOAS, QUANDO SE FALA EM SUPLEMENTO ALIMENTAR, PARECE QUE ESTAMOS FALANDO DE ALGO MEDICAMENTOSO, ESPECÍFICO E QUE DEVE SER USADO COM GRANDE CUIDADO... AS VEZES ATÉ SÃO COMPARADOS COM DROGAS. MAS A MAIORIA DOS SUPLIMENTOS ALIMENTARES É TÃO "NATURAL" QUANTO O MILHO OU A CENOURA.

Por mim, assim como no USA, produtos como whey protein, caseina, maltodextrina, mix protéicos, refeições liquidas, deveriam ser vendidos em supermercados, nas convivencias dos postos de gasolina, lanchonetes, ou seja, estar à disposição de toda a população.

Consulte sempre seu nutricionista a fim de obter as informações necessarias quanto à adequação de uma eventual suplementação na sua rotina dentro de suas reais necessidades !!!

Um comentário: